segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

India dos sonhos


Este foi o filme vencedor da edição 2009 do Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Viena. Falei no post Cinema para viajar (aqui no Bombocado e em primeira mão, busca lá por novembro) que Florianópolis é a representante do Tour Film Brazil para a América Latina (Santa Catarina captou esse megaevento no final do ano) e vai receber o Festival em maio próximo. No lançamento que aconteceu aqui na capital na semana passada a platéia embarcou nesse vídeo (Incredible India) que foi muito feliz ao representar a essência do turismo como experiência, valorizando as emoções e as sensações. Essa é a pegada do marketing especializado em viagens e turismo dos destinos mais competitivos do mundo. As vivências são o que tornam uma viagem inesquecível. O slogan "Brasil Sensacional", criado pela Chias Marketing para a Embratur, saiu de uma pesquisa com turistas estrangeiros que conheceram algum destino brasileiro. A pergunta era que palavra traduzia a experiência vivida no País. A maioria cravou "sensacional!". Um colega de trabalho que esteve recentemente na Índia para o casamento da filha (com a cerimônia tradicional que muitos brasileiros conheceram  pela última novela das oito) relatava sua passagem pela comunidade tibetana, sua viagem de sete horas até a nascente do rio Ganges e nem precisou verbalizar o que sentia enquanto exibia suas fotos. Tava nos olhos dele:  incrível! E na bagagem, além das emoções, ele a e a esposa trouxeram muito curry, chá, incenso e panos. Vou lá preparar uma receitinha qualquer hora com eles.
Faz pouco tempo eu sonhei que descia por escadarias intermináveis, meus cabelos soltos e muito mais longos do que realmente são estavam enfeitados com lenços de todas as cores. Uma fumaça perfumada dos incensos se espalhava com a brisa fresca e a música me alegrava como não sei descrever. Pois quando o operador apertou o play desse vídeo no lançamento do Festival ativou minha memória onírica. Agora durmo sempre pensando em embarcar no dia seguinte pra Índia. Hoje só amanhã.