domingo, 17 de abril de 2011

Coração de cozinheira

Pode ser escondidinho. Entre duas camadas espessas e macias de massa de batata, aipim ou abóbora um universo de possibilidades para rechear esse delicioso prato aguça a minha criatividade. O mais fácil é pensar em carne, seja de sol ou de lua, picadinha, moidinha com alho bem picadinho, cebola, tempero verde e um mix de pimentas. Ou inventar moda com vegetais, aromas, cores e sabores. Meu coração de cozinheira está apaixonado pela segunda opção no momento. É assim como se o sabor do tartuffo fizesse as asas de uma borboleta chacoalharem dentro do meu estômago. Em todas as receitas, amor a gosto.
Sabe que o sucesso de um prato está na energia que se deposita no seu preparo, né? Nada como ver o caldo do feijão encorpar, enquanto sorri plenamente.
Por falar em amor e sonhos, deixa eu apresentar logo a minha personagem, a Sinhá Saúde. Vivo falando dela e faltava o seu sorriso contagiante aqui no meu blog que, aliás, nasceu por causa delazinha. Fofa!
Era para relatar minhas experiências com as crianças na cantina, no horta pedagógica, nas outras atividades lúdicas, na rotina da escola, onde o projeto de educação alimentar e cardápio saudável estava inserido. Também era para divulgar as receitas que a gente preparava lá. O livro de receitas da Sinhá Saúde é uma coletânea com várias participações especiais. Tem o dedo da Rosane (nutricionista e mãe de dois adolescentes), da tia Márcia (merendeira e mãe de uma adolescente), da tia Simone (merendeira e mãe de três filhos pequenos), o meu (jornalista metida a chef e mãe da pequena Buda), do Jamie Oliver (chef de fato e pai de uma criançada que estampa seus livros e mete as mãozinhas em seus preparos na TV), da vovó Lúcia (minha mãe, dona de casa com muito talento e amor e vovó da pequena Buda) e por aí vai. Agora tem ainda os meus passeios pelos blogs como o da Márcia Feijó, olha que legal. Tem a Dadivosa, que a Bebé me apresentou.
Olha, o que não falta é gente boa em torno do prazeroso ato de cozinhar e de comer, olha aí o Gastão e a Soninha também. Vixe, é de dar água na boca e de encher o coração de alegria.
E deixa eu contar: sabe o Bolo do Sítio? Maior sucesso a receita da Rosane. Fiz um teste cego lá com meus colegas de trabalho (publicitários adoram testes cegos) e até uma cliente provou. Ninguém adivinhou que o quitute levava abobrinha.Chutaram banana, quase todos. Erraram, mas gostaram. Amanhã embarco no bonde levando um bolo inteiro para o lanche da tarde.