terça-feira, 6 de julho de 2010

Pequenas e divertidas lições



Eis o hit do show de domingo. A letra de Pequeno Cidadão me lembra um livro que dei de presente pra minha filha no ano passado e recomendo. Temqueliques - Limeriques do poderoso e perigoso Temque - de Tatiana Belinky com  ilustrações de Suppa, misturando colagem, desenho e estampas pop. O livro é divertido e ensina os direitos e deveres para os pequenos, nos auxiliando na difícil tarefa de educar os filhos no mundo de hoje. A mídia pode ser um aliado, mesmo quando o produto é deseducador. Canso de usar personagens de desenhos e seriados com atitudes e discursos equivocados para ensinar minha minha filha a ser uma cidadã, respeitar para ser respeitada. Percebi que isso é mais eficiente do que simplesmente proibí-la de ver a programação. Acho que assim também contribuo para que desenvolva seu senso crítico.

Encontro de titãs (no palco e na platéia)

Como em todos os anos, o show de encerramento da Mostra de Cinema Infantil é um presente e tanto. No último domingo, no TAC, soltamos os bichos (escrotos e bonitinhos) cantando com o velho conhecido dos Titãs, Arnaldo Antunes, acompanhado de outro bamba dos 80, Edgard Scandurra, Ticiana Barros e seus respectivos filhos no show Pequeno Cidadão. Eu ali, do lado da minha amiga Vanessa com nossas filhas, minha sobrinha e mais umas amiguinhas que fizemos na mostra, fiz uma projeção de futuro. Tipo, como será quando a pequena Buda estiver grande o suficiente para ir a um show? Certamente vou querer acompanhar, desde que tenha algum interesse pela atração e de que ela sinta prazer em minha companhia. Por enquanto tem e nos divertimos pacas.
Aqui em casa, no carro, nas festinhas dos amigos, nas rodas de violão nós cantamos, dançamos canções que conhecemos juntas, as que apresento. Se me empolgo demais, ela manda aquele tradicional olhar de filha que significa: - Mãe, menos. Sei bem como é, já fui assim também.
Naquela platéia do show da mostra vi vários pais e mães na mesma situação. Os adultos reparando as mudanças que a paternidade promoveu no Arnaldo, Edgard. Ticiana Barros, não sei se tem filhos, mas tava ótima na versão para crianças a ex-Gang 90. Nossos filhos descobrindo os filhos deles e acolhendo nossos heróis da juventude. A pequena Estela, que já é estrela com aquela performance toda de palco, foi a que mais empolgou a meninada e os os adultos. É uma artista. Quando soube que a trupe chegara às seis da matina em Floripa e já estava na sua segunda apresentação do dia, acreditei na pilha de longa durabilidade das crianças e na alegria dos pais em curtir esse tempo bom que não volta nunca mais.
Outro dia, na abertura do espetáculo dos Doutores da Alegria, lá no Teatro Pedro Ivo, fui surpreendida pela bela abertura com Teco Padaratz e a filha Júlia, ele na viola, ela no vocal, cantando Pearl Jam. Nem sabia que o meu ídolo de adolescência, de quando o surfe era nossa bandeira (meu irmão me influenciava, foi ele também quem me introduziu no mundo maravilhoso do rock'n roll) tinha uma filha tão mocinha e talentosa. Achei lindo, me emocionou ver pai e filha unidos pela música, numa sintonia de amor e de arte tão maravilhosa.
Só sei que este final de domingueira foi o melhor de todos dos mais recentes e mais esta edição da Mostra de Cinema Infantil um grande sucesso. A pequena Estela Scandurra encerrou o show cantando Ovelha Negra, em homenagem à tia Rita Lee com admirável desenvoltura e sapequice.
Vida longa e muita força de vontade pra Luiza Lins e seus escudeiros para mais e mais edições da mostra, porque Floripa tem um grande produto cultural para crianças e a partir dele todo um mercado em evolução. A Mostra de Cinema Infantil é um espaço valioso de consumo cultural democrático e inteligente. Com a devida autorização da Vanessa (a Schultz, diretora artística da Mostra de Cinema Infantil) reproduzo aqui a linda mandala que foi a marca da mostra nesse ano, com ilustração do nosso Fernando Lindote, o artista que representará Santa Catarina na Bienal de Artes em São Paulo. Viva a arte, o amor, os filhos, os pais e a vida!