segunda-feira, 28 de junho de 2010


Olha ele aí nesta tentadora porção clicada à beira mar em São Francisco do Sul. Essa farofinha amarela sobre o bolinho é um segredinho e tanto da receita, dá um sabor peculiar ao quitute


Litoral de dar àgua na boca

Vem aí a 3ª Semana Internacional de Gastronomia, um festival de sabores na Costa Esmeralda, região turística catarinense (litoral Norte), promovido pelo Costa Esmeralda Convention Bureau. Devem desembarcar aqui grandes mestres da cozinha brasileira e internacional. Alex Atala, Olivier Anquier e Claude Troisgraus (réu confesso comedor de Big Mac, pelo menos uma vez por mês) estão confirmados. Os melhores restaurantes da região, oficinas aulas-show  estão na programação da semana de gastronomia mais badalada do mês de julho em Santa Catarina. Vamos lá conferir e degustar delícias.
Antes que eu esqueça, ao sair atrás de empanadas chilenas para o jogo desta segunda, ofereço a esperada receita do Bolinho de Camarão lá de São de Francisco do Sul, que este blog recebeu da dedicada Izabel da Secretaria de Turismo dessa charmosa cidade do nosso litoral. Turismo cultural, científico, ecoturismo, sol e mar estão no menu que encanta os visitantes de São Chico, inserido na região turística Caminho dos Príncipes. Eu me apaixonei e quero voltar logo, mas não a trabalho. Para me hospedar em uma pousada entre o casario histórico e praticar um dolce far niente. Quem me ama me segue.
O bolinho à moda de São Chico fez um sucesso danado no estande de Santa Catarina no 5º Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, neste final de maio. A degustação da iguaria reuniu a imprensa e os visitantes da maior feira de destinos turísticos brasileiros. A fila para provar o bolinho e, de presente, levar a receita impressa que reproduzo aqui dobrava o quarteirão do estande da macrorregião Sul no Anhembi. Experimente com uma boa cerveja ou vinho branco.