quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Volta às aulas


O primeiro dia de aula neste ano foi com emoção de estréia. Escola nova, tudo para ser descoberto: espaço, amigos, professores.  Enquanto assava o rocambole de carne e brócolis, me concentrava no propósito de não pagar o mico de chorar no primeiro dia (nunca escapei desse papelão nas minhas estréias e nem nas dela). Teria dado certo, se eu não me sabotasse. Sorrateiramente fui colocar um pacote do biscoito preferido dela na mochila. Vai que ela não gosta de nada que tem na cantina da nova escola? Não satisfeita, escondi também um bilhetinho de boa sorte, carimbado com um beijo de batom rosa. Foi aí que boca tremeu e em questão de segundos meus olhos estavam marejados. Fui flagrada por ela neste exato momento. Pronto, o mico se materializou. Ainda bem que foi em casa e não no portão da escola, né?
- Mãe, você tá chorando? Não acredito!
- Ah, Bela, deixa, sempre chorei no primeiro dia de aula, quando mudei de escola...
- Mas por que? Sei lá, ficava com saudade da minha mãe e com um pouco de ansiedade, uma cosquinha danada na barriga, que logo passava. Hoje é diferente, estou emocionada porque você vai para sua nova escola, é coisa de mãe.
 - O que é isso aí?
 - Um bilhete para você.
 - Me dá, deixa eu ler.
 - Não, é para ler na escola, não estraga.
 - Tá boooooom, só abro lá (fazendo cara de supermadura ao atender meu desejo pueril).
E já na escola, lá foi sala adentro, segura e feliz, depois de nos apresentarmos à professora. Fiquei pela janela olhando minha pequena-grande-menina-sabe-tudo da terceira série e pensando nas conversas sobre o que ela quer ser quando crescer. Imaginei-a com seu uniforme de astronauta, manipulando fórmulas no seu laboratório ou de microfone e bloco em punho, como muitas vezes a vi imitando os repórteres do noticiário local. Sabiamente ensina a canção do Palavra Cantada, "brincadeira, choradeira, pra quem vive uma vida inteira." Em todas as estréias de minha filha, muitos micos ainda hei de pagar.

2 comentários:

Anacris Oliveira disse...

Está garantido no Grande Manual das Mães: a nós é dado o direito em chorar de soluçar em estréias, apresentações, declamações e machucados. Por mim, presente básico seria lencinhos, sempre.
Sorte para a Bela na escola nova!

Christiane Santoro Balbys disse...

É isso aí, Ana, só as mães são felizes! Bejios pra vc e pras crianças. Obrigada.