sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pé na estrada

Ontem fui ao painel do jornalista e fotógrafo André Teixeira, de O Globo, no Floripa na Foto (UFSC). Vimos diversas situações flagradas pelas sagazes lentes de André, dramas, crítica política, humor, magia, cores, arte, gente, lugares em diferentes recortes da realidade. Discussão sobre a foto no contexto da notícia instantânea produzida pela internet (sites noticiosos e blogs),  direitos autorais, ética, o futuro das mídias, sobretudo do jornal impresso. André aposta na sobrevivência do bom e velho, mas entende que é preciso "buscar maior profundidade" na abordagem dos fatos. O furo fica para a web. Gosto desse contato com os colegas de redação para me fazer sentir cosquinha na barriga com vontade de voltar para o jornalismo diário (não o que meu lá do outro lado do balcão não o seja). Mas é a paixão, a tal que a realidade não deixa passar disso. Basta relembrar a rotina enlouquecedora, os pescoções de sexta-feira, plantões em feriados e finais de semana, entre outros fatores que a maturidade profissional e pessoal (os rumos que a vida toma) nos fazem questionar...ah, deixa pra lá.
Hoje boto o pé na estrada acompanhando o jornalista em uma pauta para o caderno de turismo do jornal carioca. Vamos desvendar o mais novo roteiro turístico de Santa Catarina, lançado no ano passado no Salão do Turismo, em São Paulo com o vizinho Rio Grande do Sul. Nossa aventura começa nos cânions dos Aparados da Serra (lado catariensense). Percorreremos trilhas, subiremos serras, faremos contato com o que há de mais belo e grandioso nesta terra abençoada, a imensidão dos picos de onde quase se toca o céu.
Depois dos cânions, parque Aparados da Serra faremos um roteito de Enoturismo (outro produto catarinense que vai para a vitrine nacional no Anhembi todos os anos e faz um grande sucesso com o chope e a cerveja artesanais, assim como a paçoca de pinhão da Serra Catarinense) passando por São Joaquim e Urubici. Fotos e relatos, se a conexão permitir.

Nenhum comentário: