sexta-feira, 9 de abril de 2010

A sabe-tudo ataca novamente


Quando digo que botei no mundo uma pequena Buda, não é só porque ela vive tentando me ensinar a fazer "invertidas" e outras posições desafiadoras de minha atual elasticidade com o que aprende do Ióga. Ontem me contava a lenda de Shiva.
Hoje pela manhã, naqueles episódios diários de educar os filhos, recorro a uma cassação do direito de uso do computador por um dia. Foi por causa de uma resposta malcriada que ela teria me dado.
 - Mas por que  mamãe?
  - Ué, porque você foi malcriada. Disse tal coisa.
 - Não, eu não disse. E não posso ser malcriada porque sou criada por você! (ai, que fofa!)
 - Você disse sim, eu ouvi!
 - Não, eu disse "já fiz a lição hoje."
 - Jura? Então me desculpe.
Relembro a lenda de Shiva que ela me contou na noite anterior e extraio dali duas lições, para cada uma de nós.
- Mãe, o Shiva foi meditar lá no topo da montanha e não percebeu que ficou por 20 anos sem dar notícia para a esposa. Aí, quando voltou, um moço abriu a porta da casa para ele. Shiva puxou a espada e cortou a cabeça do moço, porque achou que ele era o namorado da mulher dele. Só que não era. A esposa veio e contou que o moço era o filho deles (Lord Ganesha) que nasceu e cresceu enquanto o pai estava sumido. Foi então que os amigos do Shiva ajudaram ele. Cortaram a cabeça de um elefante (ai, que dó!) e deram para ele colocar no lugar da que tinha decepado numa atitude precipitada (embora nada justifique cortar a cabeça de alguém, acho eu). Assim o filho dele viveu com uma cabeça de elefante.
Aprendi a ouvir (bem) antes de reagir.
 - Filha, quando os pais, os avós, a professora estão nos educando, ensinando o certo, não devemos retrucar, responder com afronta. Aliás, não devemos agir assim com ninguém, nem com os amiguinhos. Ou eles podem devolver da mesma forma, até pior. Tem um ensinamento budista, numa canção chamada Desapego, dos The Darma Lóvers, que diz: "minha voz é parte do teu ouvido, quando a palavra sai bem..."
Aprendeu a respeitar para ser respeitada.
  

4 comentários:

Dauro Veras disse...

Lindona essa Bebela!

Isa Gasperin disse...

HIIIII ADOREI

Isa Gasperin disse...

Legal!!!!!

Anônimo disse...

essa é a Beleca, afiada e doce, lóviu2