segunda-feira, 11 de julho de 2011

Em eterna fase de crescimento

Tenho meus posts anuais de estimação. Aqui vai o sobre mais um brilhante encerramento da Mostra de Cinema Infantil, em Florianópolis. Já escrevo com uma saudade imensa dos momentos desta edição. O domingo do show é sempre um encontro marcado entre pais e  filhos. Desta vez foi com Música de Brinquedo, do Pato Fu, que celebramos a maratona 2011 de cinema e diversão educativa para a meninada de 4 a 40. Enquanto esperamos a atração principal do dia ficamos naquela troca intensa de novidades, são reencontros estridentes, um puxa daqui, segura dali, procura por lá as crianças que se esparramam pelo saguão do teatro. Todas bem nutridas de cinema, leitura, música e pipoca. Aprender assim tem outro sabor e um grande valor.
A cada ano a Mostra de Cinema Infantil amplia e sincoroniza os papéis de um evento que se propunha ser uma vitrine para o cinema infantil. Dez anos depois é muito mais do que isso. Além de ofercer o produto cultural, divulgar e estimular a indústria e a criação para este público proporciona a participação das crianças pelo bloguinho, na crítica diária que fazem dos filmes pelo site oficial da mostra e nas redes sociais. Luiza Lins, a diretora da Mostra, recebeu merecidamente o troféu de "amiga do cinema infantil" e o seu público bateu a casa dos 60 mil nessa edição. Foram 10 anos comemorados com a presença de Ziraldo e do Menino Maluquinho, com 30 completos em outubro de 2010. Que a produção cultural para crianças no Brasil cresça e apareça sem limites e a iniciativa de acrescentar ao evento a itinerância pelas cidades do interior catarinense ganhe o país. Assim como os filmes exibidos em Florianópolis já estão nas nuvens, mundo afora pelo site Filmes que voam
E o Pato Fu, a banda mais inteligente e criativa da cena pop nacional foi sob medida para esta festa toda. Fernanda Takai bota sua voz inocente para cantarolar Cassiano, Beatles, Titãs, Zé Ramalho, Rita Lee, Roberto Carlos, Ritchie tão brilhantemente executados com instrumentos de brinquedo, que faz gente grande saltitar mais do que piá. Flauta, corneta, xilofone, escaleta, tudo de plástico e muito colorido como os filmes que vimos na telona. No palco todos eles parecem personagens como os monstros do Giramundo, uma homenagem subliminar aos Mupets, da Vila Sésamo. Como miniatura no cenário composto por bonecos de joão bobo gigantes e brancos, a banda alcança a proporção perfeita dos instrumentos de brinquedo, o efeito é fantástico. Fernanda e sua trupe autografaram o CD na saída, posaram para fotos com pais, filhos, monstros e brinquedos. Desde ontem só ouço a vozinha da menininha pop aqui de casa cantar Rock and Roll Lullaby, enquanto eu danço twister e treino meu japonês com Twiggy Twiggy. E aí, vamos brincar? Ó, mas traz o seu Kazoo que aqui só tem um. 

2 comentários:

Mariana Vieira disse...

Chris, é muito bom te ler! Não para de escrever aqui não que eu leio!!!!!
Bjs!
Mari!

Christiane Santoro Balbys disse...

Amada!